sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Impressões...




""...E em nossa mente em febre a aranha fia e tece,
Com paciente labor, fantásticas visões..."
Foi exatamente o que me aconteceu ao ouvir, sentir e degustar Ricardo extraindo do violão, histórias, sensações, emoções. Adorei e recomendo!!!"
Márcia Araújo - poetisa e gestora do Centro Cultural Pampulha


"Um repertório instigante, que viaja através da história do instrumento, dando ao público virtuosismo e lirismo em boas doses. Um concerto que certamente vale a pena ouvir."
Stanley Levi - compositor, violonista, professor da Escola de Música da UFMG


"Iniciativa fantástica! Que toque a todos quanto puder, pois esta arte é divina e bela. Parabéns!"
Rodrigo Eloi - artista plástico


"Seu talento e simpatia, acompanhados da boa música com a qual você nos presenteia, deixam nossa vida mais doce e menos áspera na construção dia-a-dia."
Francisco Mendonça - advogado


"Fui ao concerto (...) e, confesso, me surpreendi positivamente com a receptividade do público, o carinho demonstrado por todos, desde os mais jovens até as mentes mais arraigadas a certos paradigmas do campo da arte e da música. O repertório, o tom, a didática, tudo isso encantou a todos nós! Parabéns (...) a toda a equipe que trabalhou para que esse projeto fosse aprovado!"
Aline Labbate Galvão - jornalista


"Foi sensacional. Primeiro pelo seu domínio do instrumento, em seguida, pela ótima reação do público. Belo projeto (...), prova de que todas as comunidades, por mais periféricas que sejam, se sensibilizam com a boa música."
Ângelo Andrade - músico e gestor do Centro Cultural Alto Vera Cruz

2 comentários:

Rodrigo Guimarães Pena disse...

Ricardo: preciso de um musico da sua categoria para criar um arranjo para violão de uma musica que fiz, e passar para a partitura, para registro.
Poderia fazê-lo?
Quanto me custaria ?
Grato.
Rodrigo G Pena.
Estou na RMC

Ricardo Marçal disse...

Rodrigo, desculpe a demora em responder. Vou adicionar você na RMC pra podermos conversar, ok?
Obrigado pela atenção.
Um abraço!

Ricardo Marçal

Ricardo Marçal

O violonista belo-horizontino Ricardo Marçal (29) tem se dedicado a uma crescente agenda de concertos pelas mais diversas regiões do Brasil, cativando a simpatia do público e atraindo a atenção de meios de imprensa como os programas “Violões em Foco” e o tradicional “Música e Músicos do Brasil”, ambos da Rádio MEC-FM. É bacharel em Música pela UFMG na classe do professor Fernando Araújo, foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão por dois anos, prossegue seus estudos regulares como aluno particular do aclamado violonista Fábio Zanon e, a convite do maestro Oscar Ghiglia, tem se aperfeiçoado nos cursos anuais de verão da Accademia Musicale Chigiana de Siena, na Itália. Como solista tem se apresentado regularmente em importantes séries por Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Seus projetos para 2012 incluem a 2a temporada do projeto "Elegia ao Violão", uma nova turnê com o quarteto de violões Corda Nova, do qual é membro fundador e uma turnê estadual com o Quarteto de Cordas da família Barros. Como pesquisador, Ricardo está elaborando um trabalho de pesquisa sobre o repertório de música de câmara com violão do início do séc. XIX em parceria com o historiador Gerson Castro e é professor dos cursos de história da música e apreciação musical da Academia de Ideias. Além disso, coordena a criação de uma série de música de câmara nos municípios mineiros de Betim, Brumadinho, Contagem, Crucilândia e Esmeraldas. (4/2012)

Tecnologia do Blogger.

Seguidores