sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Reencontrando


"Que bom ver a sala cheia e sentir no olhar das pessoas que elas estão redescobrindo o prazer de ouvir música." 
(Saulo Silva, designer e coordenador de divulgação do "Elegia ao Violão")

Nosso projeto já está chegando ao seu 5º recital, sendo que até agora estamos retornando a Centros Culturais já visitados em 2011. Estivemos no São Geraldo (11/8), Jardim Guanabara (25/8), Alto Vera Cruz (30/8) e Lindeia/Regina (13/9); no próximo domingo (30/9) estaremos no Centro Cultural Pampulha, a partir das 10h da manhã.

                                               Centro Cultural Alto Vera Cruz - 30/8/2012  - foto de Daniel Protzner

Em todos eles a confirmação de uma premissa do projeto Elegia ao Violão - oportunizar o contato do público com a música clássica, cuja produção em Belo Horizonte raramente ultrapassa as salas tradicionais da região central: até o momento tivemos recitais cheios, inclusive reencontrando pessoas que nos prestigiaram no ano passado e que trouxeram seus próprios convidados.

 Centro Cultural Alto Vera Cruz - 30/8/2012 - foto de Daniel Protzner

Centro Cultural Lindeia/Regina - 13/9/2012 - foto de Daniel Protzner

O apoio dos gestores dos Centros Culturais que já conhecem o projeto não foi nada tímido; recebemos um tratamento prestimoso destes que já consideramos nossos "sócios": Ângelo Andrade, Camila Goulart, Cristiene Carvalho, Jair Azevedo, Randolpho Landim... 
E, se não bastasse a presença, nosso público ainda nos ensejou momentos de consolo - apertos de mão, agradecimentos, abraços e votos de sucesso. Não temos como agradecer por manifestações tão espontâneas e generosas, senão dando continuidade e aperfeiçoamento à nossa iniciativa. 
Ainda há 12 recitais!
Muito obrigado!



0 comentários:

Ricardo Marçal

Ricardo Marçal

O violonista belo-horizontino Ricardo Marçal (29) tem se dedicado a uma crescente agenda de concertos pelas mais diversas regiões do Brasil, cativando a simpatia do público e atraindo a atenção de meios de imprensa como os programas “Violões em Foco” e o tradicional “Música e Músicos do Brasil”, ambos da Rádio MEC-FM. É bacharel em Música pela UFMG na classe do professor Fernando Araújo, foi bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão por dois anos, prossegue seus estudos regulares como aluno particular do aclamado violonista Fábio Zanon e, a convite do maestro Oscar Ghiglia, tem se aperfeiçoado nos cursos anuais de verão da Accademia Musicale Chigiana de Siena, na Itália. Como solista tem se apresentado regularmente em importantes séries por Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. Seus projetos para 2012 incluem a 2a temporada do projeto "Elegia ao Violão", uma nova turnê com o quarteto de violões Corda Nova, do qual é membro fundador e uma turnê estadual com o Quarteto de Cordas da família Barros. Como pesquisador, Ricardo está elaborando um trabalho de pesquisa sobre o repertório de música de câmara com violão do início do séc. XIX em parceria com o historiador Gerson Castro e é professor dos cursos de história da música e apreciação musical da Academia de Ideias. Além disso, coordena a criação de uma série de música de câmara nos municípios mineiros de Betim, Brumadinho, Contagem, Crucilândia e Esmeraldas. (4/2012)

Tecnologia do Blogger.

Seguidores